quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Contratação de Docentes para Actividades de Enriquecimento Curricular





Coube à Câmara Municipal de Loulé recrutar docentes para enquadramento das actividades de enriquecimento curricular que vão ser desenvolvidas nas escolas do 1.º Ciclo do Concelho de Loulé.

Para muitos jovens licenciados a admissão aos horários disponibilizados constituía uma oportunidade de emprego e de contagem de tempo de serviço que iria servir para, mais tarde, ter a possibilidade de ingressar na carreira docente. Este interesse justifica que alguns dos candidatos não seleccionados pela Autarquia de Loulé tivessem questionado os critérios e o processo de recrutamento.

No sentido de entender a forma utilizada e ficar na posse de informação fidedigna, foi apresentado na reunião de Câmara do passado dia 19 de Setembro, pelos vereadores eleitos pelo PS, um requerimento solicitando, em suporte escrito, esclarecimentos sobre este assunto. Foi prometido pelo executivo que a documentação completa seria entregue na reunião do dia 26 do corrente, o que não aconteceu até hoje.

Só depois de conhecer o processo se poderá entender se os critérios de recrutamento estão de acordo com os critérios genericamente adoptados nos concursos de docentes ou se, pelo contrário, contêm especificidades que se desviem do que é habitual nestes concursos.

De importância fundamental está a regulação que deve ser levada a efeito pelas escolas, no uso das competências dos respectivos órgãos pedagógicos, sobre as práticas que os docentes desenvolvem com os alunos durante as actividades de enriquecimento curricular. Nalguns casos, os comentários de alunos e de pais são muito críticos no que respeita ao trabalho proposto durante os tempos destas actividades. Deve a Câmara Municipal, como parceira na sua organização e implementação, encontrar uma forma de comunicação com as escolas que lhe permita obter registos que suportem o processo de avaliação. Para tal deve ser considerado um processo de recolha de informações sistematizadas, que ajudem a ultrapassar o campo das opiniões de cariz impressionista.

A colocação dos formadores é importante e representa um encargo significativo que esta comunidade do concelho de Loulé suporta. Agora assiste a todos o direito de exigir qualidade e não apenas entretenimentos inconsequentes das nossas crianças.