quarta-feira, 20 de junho de 2007

Pólo Museológico de Salir encerrado e condenado ao abandono

Mandado construir em 2001 para preservar, valorizar e estudar o riquíssimo espólio arqueológico deixado pela ocupação humana, com especial destaque para o Séc.XII, no território da Freguesia de Salir, o Pólo Museológico tem sido negligenciado pelas autoridades municipais que assim revelam não entender o lugar e importância da Memória na ininterrupta reconstrução da comunidade.Lamentável!
O Pólo Museológico foi construído de modo a realçar restos de estruturas islâmicas, classificar e exibir cerâmica e numisma dos períodos Almorávida e Almoada assim como outros vestígios de grande interesse arqueológico.
Na obra foram gastos cerca de 30 mil contos em moeda antiga que teve o apoio de dinheiros comunitários através do Proalgarve (65%).
Concluído em Março de 2002, o Pólo só em 18 de Maio de 2006 viria a ser aberto ao público.Esteve 4 anos à espera de uma decisão dos responsáveis da CML.Em Novembro de 2006 volta a encerrar para até hoje não voltar a abrir as suas portas ao público interessado e, sobretudo, às escolas do Concelho.Assim não.

Obs:para mais informação sobre o Pólo Museológico consulte o Nº11 da Revista do Arquivo Municipal.