quinta-feira, 24 de julho de 2008

Câmara Aprovou Hoje Proposta de Honorários de Souto Moura para Centro Cultural de Quarteira.Vereadores PS Votam Contra e Explicam Porquê.



Pelo valor de 300.000 €, sem especialidades nem Arquitectura Paisagista e sem IVA, Souto Moura projectará 13.594,93m² distribuídos no essencial por:

1. Parque de Estacionamento (de acordo com o plano de pormenor) ….. 7.441,23m²
2. Praça situada na cobertura do estacionamento ………………………… 3.953,21m²
3. Centro Cultural Auditório para 300 lugares ……………………………….... 400m²

Os vereadores do PS voltaram a insistir que o dito Plano de Pormenor do Parque de Estacionamento e Centro Cultural de Quarteira (PPPECCQ) na realidade mais não é que uma mega operação imobiliária, para viabilizar a construção de mais oito blocos habitacionais, a maioria com cinco pisos, e que é à luz deste enquadramento que a proposta de Souto Moura deve ser apreciada.

Não vale a pena argumentar com a autoridade e valia artística do prestigiado arquitecto, que dificilmente ousaríamos contestar, porque o que está em causa é outra coisa.
O que nos interessa saber é a quem vai a Câmara servir com o Plano de Pormenor em execução: se os interesses do lobby do betão ou as necessidades de vida cultural, espaços verdes, para o convívio e lazer, que cada vez mais são exigidas pelas pessoas?

Na opinião dos vereadores do PS a deliberação camarária enferma de vícios vários que os levou a concluir pela ilegalidade da mesma. LER MAIS