terça-feira, 18 de março de 2008

"LIGAÇÃO LOULÉ - FARO"



Entendeu o executivo camarário apresentar uma nova ligação entre Loulé e o cruzamento para Santa Bárbara de Nexe / Esteval, com um perfil transversal de auto-estrada (supõe-se, ao referirem-se a "4 faixas", ou seja, 2 vias em cada sentido de trânsito com um separador central).

Para tal, uma vez que esse perfil transversal não cabe sobre a estrada existente (EN 125-4), na maior parte da sua extensão, decidiram fazer uma estrada nova, com uma variante norte à Goncinha (com ligação à circular de Loulé, numa nova rotunda a construir entre as rotundas do Alto do Relógio e da Expo, na Goncinha) e uma variante sul à Alfarrobeira.

Ora, apenas uns 200 ou 300 metros desta nova ligação irão ficar em cima da estrada existente (segundo a planta exposta no cine-teatro), havendo assim a necessidade de expropriações e estudo de impacto ambiental, para além do próprio projecto que ainda vai ser feito.

Para tal, o executivo pretende dividir esta ligação em duas fases:

- uma primeira, que poderá ser iniciada dentro de alguns meses e eventualmente ficar pronta antes das eleições do próximo ano, com a reabilitação da estrada actual;

- uma segunda fase, que será a construção das variantes à Goncinha e à Alfarrobeira, ou seja, praticamente toda a extensão da nova ligação, que só poderá avançar dentro de uns 2 anos.

Ficaremos assim com 2 estradas novas para Faro, uma com 4 km e outra com 3,5 km, a crer na ideia exposta, que custarão 8 milhões de euros, valor indicado na tal planta que está no cine-teatro. 8 milhões de euros? É sem dúvida muito dinheiro, mas parece-nos bem que será necessário bastante mais, para além do custo dos projectos e das expropriações. Não se sabe sequer quantas Obras de Arte (passagens superiores ou inferiores ou viadutos) serão necessárias para restabelecer os vários caminhos existentes. Não se sabe se haverá necessidade de demolir casas?

Não estaremos perante uma megalomania do Sr Presidente? Justifica-se tanto dinheiro para cumprir uma promessa eleitoral? O projecto anterior (de 3 vias a construir totalmente sobre a actual estrada), aprovado em reunião de câmara há 2 anos não era suficiente?

Ainda por cima, desistindo da construção de uma outra estrada, essa sim, em nossa opinião, muito mais importante para a cidade de Loulé: o fecho sul da Circular, entre as rotundas da Expo e a dos Bombeiros (projecto também aprovado em reunião de Câmara em 2006), com apenas 1300 m de extensão, que permitiria o acesso rápido e seguro entre a Via Infante de Sagres (A22) / Quarteira / Almancil e a zona nascente de Loulé. Eram só 1300 metros de boa vontade. Mas infelizmente o executivo tem outras prioridades.

Não concordamos com esta mudança de planos. Ficamos a perder. Estrada para Faro já temos. Pode e deve ser requalificada. Foram as obras para instalação das águas e dos esgotos ali mandados colocar pela câmara que causaram o mau estado do pavimento. Requalificar essa estrada e construir o pequeno fecho sul da circular a Loulé: é urgente e estamos de acordo. Requalificar a EN125-4 e construir paralelamente uma nova auto-estrada, desistindo do fecho sul da circular a Loulé: não!